Cabeçalho

Home Livros Animes Séries Filmes Coisas Geeks Dicas Top5 Sobre

25 outubro 2015

Glossário Nerd

Oi, gente! Aqui quem fala é a Random. Hoje eu vim trazer algumas definições de coisas que vocês precisam saber (alguns já sabem) para acompanhar as postagens sobre animes! Claro, as explicações não estão muito especificadas para descomplicar, então não vou me aprofundar muito no assunto.


Vamos lá!

Mangá:
Literalmente significa "histórias em quadrinhos", mas têm uma característica marcante: a nossa comum última página (de livros, HQs, etc.) é a primeira no mangá; chamamos esse estilo de leitura "oriental". Os desenhos de mangá possuem olhos bem expressivos, para dar mais emoções aos personagens. 

Mangakás:
Por lógica, são escritores, autores, de mangá.

Anime: 
Animação, desenho animado. Por favor, me perdoem Otakus (sempre reclamam quando anime é comparado com desenho animado!), mas numa explicação simples é exatamente isso. Normalmente são adaptações de mangás (assim como um livro é adaptado para um filme), mas o oposto pode ocorrer (animes que viram mangás). Provavelmente você já deve ter visto alguns animes sem se dar conta do que se tratavam, como: Naruto, Pokémon, One Piece, Sakura Card Captors, Sailor Moon, etc.

Otaku:
Usado para designar fãs de mangás, animes. No Japão, esse termo é considerado pejorativo, pois se refere a alguém obcecado; por esse motivo há várias discussões na internet com relação a essa definição, embora seja comum usá-la da primeira forma aqui no Brasil.
Feminino: Otome

OVA:
Original Video Animation. Possuem mais ou menos a mesma duração de um episódio de anime, mas mais qualidade do que um episódio normal, e são lançados em DVD (como capítulos especiais).  [Você pode encontrar OVAs disponíveis na internet!]

Light Novel:
São histórias simples (em geral, ficcionais) seguindo a mesma linha de raciocínio de um livro normal (Jogos Vorazes, Percy Jackson... ), com alguns desenhos para ilustrar. É comum lançá-las em partes no Japão, como um jornal ou revista.

Live Action:
São adaptações de anime, desenhos animados em geral ou mangás para um filme com pessoas reais, cosplays.Live-action é diferente de Dorama, apesar de existirem Live-Actions e Doramas.

Dorama: 
Séries ou novelas orientais (japonesas, chinesas, etc.).  

CD Drama:
Livro em áudio, sem elementos visuais, e que normalmente são feitos baseados no mangá ou anime. 

Cosplay:
Pessoa que se fantasia igual a um personagem que gosta ou admira. Não está associado diretamente a mangás.



Por hoje é só! Espero que tenham gostado. Se estiverem interessados (as) em algum anime específico, comenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário