Cabeçalho

Home Livros Animes Séries Filmes Coisas Geeks Dicas Top5 Sobre

25 novembro 2015

Glossário Nerd 2 (termos literários)

Oi, pessoal! Tudo bem?Aqui quem escreve é a ~JU e hoje venho com a segunda edição de Glossário Nerd. Se você não leu o primeiro feito pela ~Random  Clique Aqui . Então vamos lá!

Resolvi fazer este post pois quando comecei a assistir mais vídeos sobre livros não entendia muito bem alguns termos, e sei que muitas pessoas não os compreende também.



Começando pelo básico.

1-Booktuber: literalmente são pessoas que fazem vídeos no YouTube falando sobre livros. Se você não viu meu post falando sobre meus Top 5 Booktubers favoritos Clique Aqui

2-Hardcover: são os livros de capa dura; podem vir acompanhados de Jacket ou não.



3- Dust Jacket, podendo ser chamada de Book Jacket ou simplesmente Jacket. Seria uma capa 'falsa' do livro, que você consegue tirar, ou seja, sua função é proteger a capa do livro (geralmente hardcover).


4-Paperback: seriam os livros de capa mole, menos resistentes e frágeis. Normalmente no Reino Unido e Estados Unidos os livros são lançados primeiramente em capa dura para depois de algum tempo as editoras lançarem em capa mole.

5-Novel: são séries,coleções ou trilogias como Divergente, Percy Jackson e Jogos Vorazes.

6-Cliffhanger: acontece mais em séries e trilogias e é quando o autor do livro faz uma reviravolta que muda todo o rumo da história.

7-TBR (to be read): como a própria tradução indica, são os livros que queremos ler em determinado período(ano,mês,semana ou em maratonas).

8-Ship: acontece quando você quer que um casal termine junto.

9-Spin Off: é uma série baseada em outros livros, acontece no mesmo local e geralmente o protagonista da série Spinn Off é um personagem secundário na série principal

10-Flop: quando não conseguimos cumprir a meta de leitura (ano,mês,maratona etc.) e o termo flop é derivado de Fail (do inglês) que significa falhar.

11-Bookhaul: Quando falamos dos livros que compramos.

12-Unhaul: Quando falamos dos livros  que queremos desapegar/trocar.

Falando  sobre gêneros literários temos:

1-Distopia: ou seja o oposto de Utopia ( uma sociedade perfeita), cita como exemplo de distopia: Divergente, Jogos Vorazes,O Teste e Legend. Em sociedades distópicas geralmente a forma de governo é opressora e existe uma divisão entre pessoas (mas não é obrigatório).

2-Ya(Young Adult): na tradução livre significa Jovem Adulto, ou seja, livros com protagonistas entre 16 e 20 anos. Podemos citar: As vantagens de ser invisível, Por Lugares Incríveis, a maioria das distopias, romances e ficção são YA mas com alguma coisa que as diferencia. Porém na maioria das vezes que falamos YA nos referimos a personagens depressivos, com problemas psicológicos ou familiares.

3-Chick Lit: são livros com personagens engraçados,ou situação engraçada. Alguns exemplos: Fiquei com seu número,Os delírios de consumo de Becky Bloom; são livros de leitura fácil e divertida.


Foi esse o post espero que tenham gostado. Beijos Geeks!




Um comentário: